As nossas Vinhas

Vinhas muito velhas e vinhas mais recentes plantadas no melhor terroir da Bairrada

Figueira da Costa

Uma vinha nova onde plantámos a casta Baga e que adquirimos em hasta pública na condição de pousio abandonado. Em tempos, existira ali uma vinha.

Casal Pinhoso

Uma vinha muito velha, virada para sul e em terreno argilo-calcário. Era do meu avô materno e, curiosamente, não sabemos ao certo a idade dela. A única coisa que sabemos é que o avô dizia que "quando tinha 17 ou 18 anos e lá podava e empava, a vinha já era velha".

A maior parte deste terreno tem a casta Baga plantada, mas com algumas videiras de uva branca e uma pequena percentagem de algumas variedades diferentes.

Bágeiras

Uma área de vinha localizada numa zona mais baixa e plana, de solo argiloso e arenoso. Origina sobretudo vinhos brancos base para espumante.

Costeira

Esta é uma vinha com cerca de 6000m², exposta a sul poente, de solo argilo-calcário. É a vinha a partir da qual se produz o Pai Abel tinto e foi adquirida numa viagem a Lisboa com o enólogo Rui Moura Alves, que conhecia bem o antigo dono.

Por gostarmos tanto do sítio, acabámos por pagar mais por ela do que o valor pedido. Foram lá plantadas as castas Baga e Touriga Nacional, mas misturadas, como numa vinha antiga.

Lagoa da Água

É um terreno essencialmente arenoso, perfeito para uvas brancas destinadas à produção de espumante.

Lagoa da Estrada

Tal como a Lagoa da Água, é um terreno arenoso onde foram plantadas uvas brancas que se destinam aos nossos espumantes.

Barrio

Localiza-se numa zona plana e baixa de solo fortemente argilo-calcário e foi, em tempos, uma pedreira. É nesta área baixa que estão as uvas brancas com que fazemos o Pai Abel Branco, pois nela não há qualquer problema a nível de stress hídrico.

Quinta das Pedreiras

São 4 hectares de vinha, um deles com vinha muito mais velha do que os restantes. Na parte mais nova há uma inclinação muito grande, até um determinado ponto, onde se plantou a casta Baga e, na mesma linha, onde o terreno começa a ficar plano e menos argilo-calcário, plantámos videiras de uva branca.

A parte em que a vinha é mais velha (centenária) é, maioritariamente, de casta Baga.

Corga

A Corga é a única vinha destinada a vinho tinto na aldeia da Fogueira, onde se situa a Quinta das Bágeiras. É de solo argilo-calcário, e nas suas partes de maior declive há Baga e Touriga Nacional, destinadas ao vinho tinto colheita ou ao tinto reserva.

Nas áreas planas encontra-se uva branca para a produção de vinho tranquilo e alguma percentagem de Baga para a produção de espumante rosé. É a maior vinha que temos, de 8 hectares.

Cabeço

Esta vinha tem uma área de cerca de 7000m² e localiza-se junto à adega. É de solo plano e argilo-calcário, onde está plantada a casta Bical para a produção de vinho tranquilo.

Lameirinhas

Uma vinha de solo argilo-calcário, com cerca de 5000m² e exposta a sul-poente. É onde se encontra a casta Touriga Nacional, orientada sobretudo para o lote do vinho tinto Reserva.